O vida na cidade grande. E se você

Oestado de São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil e está situadona região sudeste, com aproximadamente 44 milhões de habitantes. Representandocerca de 22% da população brasileira, São Paulo é o estado mais populoso dopaís e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul. Suapopulação é uma das mais diversificadas devido a imigração, e atualmente é umadas principais regiões que mais movimentam a economia brasileira. Emvista disso, em busca de um lugar mais desenvolvido e com mais oportunidades deemprego e qualidade de vida, muitas pessoas decidem abandonar sua terra natal ecomeçar uma nova vida na cidade grande.

E se você é uma delas, mas ainda temdúvida sobre qual cidade escolher para morar lá, a seguir lhe daremos 20 dicasdas melhores cidades para se viver em São Paulo. 1.      SANTOANDRÉ SantoAndré é uma cidade que faz parte do tão famoso ABC Paulista. Ela é consideradaa quinta melhor cidade grande do país para aqueles que desejam criar os seusfilhos.

E essa conclusão surgiu principalmente devido ao seu bom IDHM (Índicede Desenvolvimento Humano) de 0,815. Com aproximadamente 679 mil habitantes,Santo André viveu o auge da indústria automobilística na região há décadas,entretanto, com a migração de várias montadoras para a o interior do estado,diversificou sua economia, apostando nos setores de comércio e serviços. 2.      SÃOBERNARDO DO CAMPO Aindana região do ABC Paulista, São Bernardo do Campo entrou no ranking das melhorescidades para se viver no estado de São Paulo. A região é o berço do fortemovimento sindical que deu origem a influentes líderes políticos, como oex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Desde a década de 50, a economia dacidade é movimentada principalmente pela indústria automotiva, e como exemplos destacamosas fábricas da Volkswagen, da Ford e da Mercedes-Benz. 3.      SÃOJOSÉ DOS CAMPOS Desdeo início do século XX, grandes indústrias chegaram e mudaram o perfil domunicípio, que se localiza na região do Vale do Paraíba.

Best services for writing your paper according to Trustpilot

Premium Partner
From $18.00 per page
4,8 / 5
4,80
Writers Experience
4,80
Delivery
4,90
Support
4,70
Price
Recommended Service
From $13.90 per page
4,6 / 5
4,70
Writers Experience
4,70
Delivery
4,60
Support
4,60
Price
From $20.00 per page
4,5 / 5
4,80
Writers Experience
4,50
Delivery
4,40
Support
4,10
Price
* All Partners were chosen among 50+ writing services by our Customer Satisfaction Team

São José dos Campos éo principal polo de tecnologia aeronáutica do país e está entre as 20 cidadescom melhor índice de desenvolvimento humano municipal de São Paulo, sendoconsiderada, portanto, uma as regiões paulistas melhores para se viver. 4.      JUNDIAÍ Jundiaíé uma cidade localizada na região noroeste da capital paulista com cerca de 370mil habitantes. Com o IDHM de 0,822 e diversos índices positivos em itens quevão além de renda, educação e longevidade, em um levantamento recente doInstituto Trata Brasil, a cidade ficou com o primeiro lugar no ranking decidades paulistas com melhor saneamento básico entre municípios com mais de 300mil habitantes e segundo lugar no ranking nacional, perdendo apenas paraUberlândia, em Minas Gerais. Com números tão favoráveis, sem dúvida Jundiaí nãopoder estar de fora da lista das melhores cidades para se viver no estadopaulista. 5.

      ILHASOLTEIRA Paraquem não sabe, a cidade de Ilha Solteira foi construída estrategicamente paraabrigar os trabalhadores da Hidrelétrica de Ilha Solteira, no fim dos anos 60.O município é exemplo de urbanização e oferece atendimento universal de água,energia elétrica e saneamento básico para seus 26 mil habitantes. Além de abrigartambém, um campus da Unesp, onde funciona um grande centro de pesquisaresponsável pelo desenvolvimento de tecnologia elétrica. Assim como as cidadesanteriormente destacadas, Ilha Solteira também apresenta um Índice deDesenvolvimento Humano bastante invejável de 0,812, tornando-a uma das melhorecidades para morar em São Paulo. 6.      SÃOCAETANO DO SUL Aquivai mais uma dica de cidade também localizada no ABC Paulista, com umapopulação aproximada de 150 mil habitantes, e que inclusive está no topo dascidades com melhor IDH do estado de São Paulo: São Caetano do Sul.

O bomresultado se deve principalmente à renda per capita da região, que é de R$2.043,74. Além disso, os índices de longevidade e educação também são bons, oque coloca o município não apenas como o mais bem colocado em nível estadual,mas também como a cidade com o maior IDH no país, superando todos os outros5.564 municípios brasileiros. 7.      CAMPINAS Campinaspossui aproximadamente 1,1 milhão de habitantes e é o terceiro município maispopuloso do estado de São Paulo, ficando atrás apenas da capital e deGuarulhos. A cidade é um centro econômico muito importante, e ganha destaqueainda maior referente a sua produção científica, graças à Unicamp, consideradapor vários rankings como a segunda melhor universidade do país, sendo superadaapenas pela USP. Embora não seja uma capital, tem sua própria regiãometropolitana, dada a influência que a cidade exerce nos 20 municípios que acircundam.

Campinas possui IDHM de 0,805, mas se supera nos itens de educação elongevidade. 8.      SANTANADE PARNAÍBA Santanade Paranaíba é uma cidade antiga que foi fundada em 1580. Muito conhecida porsua herança histórica que reúne em torno de 200 casas e construções datadas dosséculos XVII e XVIII, trata-se do maior conjunto colonial do estado. Alémdisso, a cidade ganha destaque nos quesitos tranquilidade, infraestrutura e crescimento,fatores que garantem a qualidade de vida de quem vive por lá. 9.      SÃOROQUE Apesarde ser uma cidade pequena, São Roque apresenta um ótimo desenvolvimento. Quemgosta de tranquilidade, sem se distanciar muito da capital, pode apostar queviver em São Roque será uma ótima opção.

Além do fato de que a cidade tambémganha destaque por seus diversos roteiros turísticos. 10.  ASSIS Acidade do oeste paulista, com aproximadamente 101 mil habitantes, dispõe de umcampus da Unesp, além de um campus de pós-graduação da Universidade de SãoPaulo (USP). O nome da cidade refere-se ao seu fundador, o capitão Francisco deAssis Nogueira, que atuou como desbravador da região no início do século XX. OIDH do município empata com os de São Paulo, São Carlos e São Bernardo, mas olugar se supera no quesito renda. 11.  ÁGUASDE SÃO PEDRO Águasde São Bento foi eleita uma das melhores cidades pequenas para viver em SãoPaulo, por sua aura sossegada. Inclusive, é um dos municípios menos populososdo Brasil.

Como uma das estâncias hidrominerais do estado de São Paulo, acidade fica a 187 quilômetros da capital e apoia sua economia principalmente noturismo. 12.  BAURU Comcerca de 364 mil habitantes, Bauru é o município mais populoso do centro-oestepaulista e seu IDHM é de 0,801. A cidade foi fundada em 1896 e fez parte domovimento chamado Marcha para o Oeste, criado pelo governo de Getúlio Vargaspara incentivar a ocupação e o desenvolvimento da região central do país. Onome Bauru tem origem indígena, apesar de não apresentar muito sentido quantoao seu significado.

Uma das hipóteses traduz o nome do tupi para “quedad’água”, enquanto que outra explicação sugere que Bauru é uma variação dapalavra que se refere à “cesta de frutas”. 13.  VINHEDO Vinhedose destaca principalmente por equilibrar o crescimento com a qualidade de vidados seus habitantes.

Além disso, é conhecida por sua história, tradição evalorização da produção agrícola e industrial local e vem investindo cada vezmais em segurança e educação de qualidade. 14.  PIRACICABADentreas inúmeras cidades que compõem o estado de São Paulo, uma das melhores para seviver com qualidade de vida é Piracicaba, que foi considerada em 2013 a 5ªmelhor cidade para se viver em todo o país. Aspectos como longevidade,qualidade de vida, instituições educacionais e culturais, ambiente de negócios,mercados e recursos naturais, todos se destacam na cidade de Piracicaba. Alémdisso, seu caráter competitivo nos negócios, faz da região um ótimo local paracrescer e se desenvolver. 15.  SANTOS Acidade de Santos é considerada a maior do litoral paulista, com aproximadamente420 mil habitantes.

De 2000 a 2010, o componente do índice no qual o municípioapresentou maior evolução foi a Educação, com crescimento de 0,093. NaEconomia, Santos se destaca por abrigar o maior porto da América Latina,responsável por abastecer, principalmente, os estados de SãoPaulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grossodo Sul. O turismo da cidade, naturalmente, também está vinculado às suaspraias. Os jardins da orla de Santos formam o maior jardim frontal de praia emextensão do mundo e o seu IDHM é de 0,840, fator que o insere na lista dasmelhores cidades para morar no Estado de São Paulo.

 16.  RIOCLARO Comcerca de 198 mil habitantes e um IDHM acima da média, Rio Claro se destaca nosaspectos de longevidade, educação e renda da população, fatores que colocam acidade no ranking de melhores para se viver em São Paulo. Cultura, lazer ehistória também são qualidades que entram na lista de pontos positivos daregião. 17.  VALINHOS Acidade de Valinhos, também conhecida como a Capital Nacional do Figo Roxo,localizada na região metropolitana de Campinas, também tem ganhado destaque naagricultura pela produção de goiaba, sendo a maior produtora do país. Trata-sede um município jovem, fundado em 1953, com aproximadamente 107 mil habitantese IDHM de 0,819. 18.

  ARARAQUARA Araraquaraempata com a cidade de Santo André no índice do IDH, ficando apenas um poucopara trás no quesito renda. A cidade se localizada na região central do estado,tem em torno de 224 mil habitantes e abriga um dos campus da UniversidadeEstadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Existem algumasdiscordâncias quanto ao significado do nome da cidade, pois enquanto uma versãoo traduz do tupi com o significado “toca de arara”, outra hipótese afirmaque a tradução mais precisa seja “morada do Sol”. 19.

  AMERICANA Comsua localização na região Metropolitana de Campinas, a cidade de Americana fazparte do polo têxtil do estado paulista, tem cerca de 212 mil habitantes eapresenta IDHM de 0,811. E o seu nome faz referência à imigração de famíliasnorte-americanas que vieram para a cidade no século XIX, após o fim da GuerraCivil nos EUA. 20.  PRESIDENTEPRUDENTE Aprincipal cidade do oeste paulista tem aproximadamente 220 mil habitantes erecebeu esse nome em homenagem ao ex-presidente da república Prudente de Morais(1841 – 1902), que também foi o primeiro governador do estado de São Paulo. Aeconomia do município já esteve centrada na produção de algodão, masatualmente, o setor de serviços é o principal responsável por geração deriqueza na cidade. A vida cultural é movimentada com grandes eventos sazonaiscomo o Festival Nacional de Teatro, o Salão do Livro, o Sushi Fest e a Expo-Prudente.E o seu IDHM é de 0,806.